Conheça os alimentos que dão energia

É importante saber quais alimentos que dão energia para o seu dia a dia, não é mesmo? Ainda mais para quem tem uma vida mais agitada, já que nesses casos é fundamental ter hábitos saudáveis. 

Conheça os alimentos que dão energia

No geral, esses hábitos devem ser a junção de exercícios físicos, uma boa noite de sono e, principalmente, uma alimentação de qualidade. 

Sendo assim, se você deseja saber quais são os alimentos que dão energia e que vão te ajudar nessa jornada, continue lendo este artigo até o final. Vamos lá?

A importância da alimentação para o bem-estar

A importância da alimentação para o bem-estar

Para o corpo humano ter seu funcionamento correto, é preciso consumir as calorias necessárias para se sentir bem e ativo. 

Nesse sentido, o ideal é ingerir calorias provenientes de alimentos saudáveis que vão te dar a energia que você precisa para seu dia a dia, além de se hidratar ingerindo muita água – afinal, a água ajuda no processo de absorção desses nutrientes pelo seu organismo. 

Além disso, deve-se evitar ingerir alimentos como frituras, doces, ultraprocessados, carboidratos simples e até mesmo o consumo de álcool em excesso. Isso porque esses produtos prejudicam a sua disposição e diminuem o ritmo do seu dia.

15 alimentos que ajudam a aumentar a energia

Agora que você já sabe a importância de ter uma vida saudável a fim de obter mais energia para o seu dia a dia, separamos uma lista de alimentos saudáveis e muito energéticos que podem ser consumidos em quantidades controladas durante sua rotina com o intuito de trazer mais energia e vitalidade para as suas atividades.

Confira a seguir 15 sugestões de alimentos que dão energia:

1. Banana

A banana é uma fruta rica em vitaminas, fibras, carboidratos e minerais, e é ideal para quem quer ter energia. Ela possui em especial um grande teor de potássio, que funciona diretamente contra câimbras, apatia mental e evita fraquezas musculares. 

2. Guaraná

O guaraná é uma fruta muito energética. Ele ajuda diretamente na redução do esgotamento físico, melhorando a disposição e gerando um estado de alerta que é muito importante em alguns momentos, principalmente por conta da cafeína presente em sua composição. 

3. Açaí

Outro alimento muito energético que se popularizou no país todo é o açaí, rico em carboidratos, gorduras insaturadas, antioxidantes e vitaminas.

No geral, seu uso é benéfico não só para quem quer mais energia no seu dia a dia, mas também para quem deseja retardar o processo de envelhecimento.

4. Aveia integral

O uso da aveia integral é excelente para gerar energia e saciedade, isso porque esse alimento é um carboidrato com baixo índice glicêmico. Além disso, seu consumo ajuda ainda na disposição por conter vitaminas do complexo B em sua composição.

5. Iogurte natural

O iogurte natural é uma proteína com grande poder fortalecedor do sistema imunológico, assim como uma fonte de energia. Seu consumo promove saciedade e é recomendado junto a cereais. 

6. Oleaginosas

As oleaginosas são alimentos que dão energia. Em sua composição podemos encontrar compostos que melhoram a memória, reduzem o estresse e promovem uma melhora do sistema cardiovascular. São oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas, entre outras.

7. Chocolate amargo

O chocolate amargo é um alimento energético rico em teobromina, que nada mais é do que um estimulante semelhante à cafeína. Ao consumir chocolate amargo, você está ajudando a sua energia aumentar. 

8. Mel

O mel contém frutose e glicose, ou seja, compostos responsáveis por fornecerem energia para o dia a dia. Além disso, o mel possui em sua composição vitaminas essenciais e minerais que ajudam diretamente na disposição.

9. Pipoca

A pipoca, se feita da maneira correta – sem excesso de sal e óleo –, é uma grande aliada dos alimentos que dão energia. Afinal de contas, esse item é rico em fibras que melhoram a digestão e, consequentemente, a disposição.

10. Peixe

O consumo de peixes é excelente para a saúde cardíaca de um indivíduo, pois contém em sua composição grandes quantidades de ômega 3. Essa substância melhora a circulação, ajuda na resposta rápida nas atividades cerebrais e aumenta a energia que o nosso corpo precisa.

11. Ovo

O consumo de ovos na sua dieta pode proporcionar um grande nível de energia ao seu organismo, pois esse alimento tem em sua composição proteína, ferro, vitaminas, nutrientes e um baixo valor calórico. 

12. Folhas verde-escuras

As folhas verdes possuem altos níveis de vitaminas em sua composição, bem como de minerais e proteínas vegetais. Com efeito antioxidante, que ajuda a diminuir o envelhecimento, esse alimento dá muita energia para o dia a dia agitado de uma pessoa.

13. Água de coco

A água de coco é uma bebida isotônica deliciosa que fornece altos níveis energéticos, pois contém em sua fórmula muitas vitaminas e minerais. 

14. Chá-verde

O chá-verde é uma bebida que conta com altos níveis de cafeína e é considerada termogênica. Ou seja, ela melhora o funcionamento do metabolismo, aumentando a queima calórica e dando mais energia. 

15. Chá de gengibre

Assim como o chá-verde, o chá de gengibre se trata de uma bebida termogênica, mas além disso o gengibre também possui uma ação anti-inflamatória que melhora a digestão e promove o emagrecimento.

O papel de uma boa noite de sono no organismo

Além da alimentação, é importante manter uma boa rotina de descanso. Tenha sempre em mente que dormir melhora vários aspectos da nossa vida, reforçando a imunidade, prevenindo doenças e dando a energia necessária para encarar mais um dia corrido.

O sono ajuda nesses aspectos, pois enquanto dormimos são liberados alguns hormônios responsáveis pela manutenção do organismo. Logo, não deixe de dormir no mínimo de seis a oito horas por dia para se sentir revigorado. 

A importância da prática de atividades físicas para ter mais pique

A prática de atividades físicas, além da dieta com alimentos que dão energia e de uma boa noite se sono, também faz toda a diferença durante esse processo, certo?

O recomendado para prática diária de exercícios pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de no mínimo de 30 minutos diários – esse tempo pode ser dispersado durante o seu dia. 

Caso não saiba, com o exercício o seu corpo produz endorfina, que nada mais é do que um neurotransmissor liberado durante a atividade, que fornece a sensação de prazer, bem-estar e ânimo para continuar sua rotina.

Adotar práticas saudáveis no nosso dia a dia, portanto, não é uma tarefa difícil. Uma alimentação saudável, unida a atividades físicas regulares e uma boa noite de sono, pode impactar diretamente no seu pique diário. 

Por isso, não deixe de começar hoje mesmo essa nova rotina energética. Procure adquirir os alimentos que dão energia que citamos, durma bem e faça alguns exercícios para ter uma vida mais produtiva e saudável.