Para quem está sempre pesquisando sobre novas fórmulas e dietas incríveis para emagrecer rápido e com saúde, provavelmente já conhece ou ouviu falar em algum momento sobre o Jejum Intermitente, não é mesmo?
Esse “novo” método emagrecedor, na verdade não é tão novo assim, pois já é praticado por milhares de pessoas ao longo dos anos.
O que acontece agora, é que existem alguns famosos que adotaram essa prática, e conseguiram mostrar um ótimo resultado ao emagrecer de um modo rápido e manter a sua saúde na melhor forma.
Você vai descobrir ao longo desse artigo, que o Jejum Intermitente não é uma simples ou mais um modo de fazer dieta, como algumas pessoas podem pensar.
Na verdade, é um método comprovado de emagrecimento, além de ser um estilo de vida.
Com esse jejum, você não vai escolher a quantidade de calorias que irá ingerir, por exemplo, na verdade irá educar o seu organismo a comer apenas nos horários corretos – e quando for necessário.
Evitando comer alimentos que prejudicam a saúde e em horários impróprios, como, por exemplo, de madrugada, ou mesmo ao longo do dia sem equilíbrio na alimentação.
Conteúdo
O que é Jejum Intermitente?
Esse método de emagrecimento acelerado, conhecido como Jejum Intermitente, é uma prática alimentar que consegue alterar a rotina de modo que seja possível adquirir novos hábitos para ingerir os alimentos necessários.
Além disso, ele ainda proporcionar a queima da gordura localizada, fazendo com que a pessoa consiga emagrecer sem perder as suas forças e nem mesmo a sua saúde.
São vários os benefícios que esse jejum pode trazer para a vida de quem deseja praticar.
E uma das melhores partes é que estamos falando aqui na verdade de uma filosofia alimentar, e não uma simples dieta que você deverá seguir.
Além de conseguir emagrecer com saúde, adotando essa filosofia, é possível educar o organismo a ingerir os alimentos nos momentos certos e que são mais adequados.
É bem possível que você já tenha ouvido falar, e até mesmo cumpra a regra de ‘’comer a cada três horas’’.
Pois bem, essa prática não será realizada com o Jejum Intermitente, e é bom que você saiba que isso não ajuda a emagrecer, pelo contrário, você vai continuar com o mesmo peso – ou ainda, até engordar um pouco mais.
Com o Jejum Intermitente, é necessário ficar um determinado período sem se alimentar, podendo ser de 8 a 36 horas.
Mas não se preocupe, pois com a prática feita do modo correto, você vai começar a educar o seu corpo a comer apenas nos horários certos e quando tiver fome.
Sem dúvida, é um método excelente para as pessoas que gostam de comer uma bolachinha ou um salgadinho ao longo do dia.
Dieta do Jejum Intermitente: como funciona
Para quem tem certa dificuldade em fazer as famosas dietas, que possuem restrições de diversos alimentos, além de ingerir uma quantidade de calorias por dia, vai ficar feliz e ainda mais interessado (a) quando começar a estudar sobre este modo de jejum.
Com o JI (Jejum Intermitente), a pessoa pode comer o que quiser ao longo do período da sua janela alimentar, e ainda conseguir emagrecer.
Aqui vale ressaltar um ponto importante: se você deseja emagrecer, é claro que tem que cuidar da sua alimentação, mesmo com a prática do JI.
O que facilita com o jejum, é que você pode comer sem seguir uma dieta rígida, mas com os cuidados necessários para facilitar o processo de emagrecimento.
Enquanto durar o seu período de jejum, é necessário seguir certinho as indicações e realmente não comer nada.
O que beber durante o Jejum Intermitente
Para não se sentir mal ao longo desse período, e nem deixar o seu organismo sem receber nutrientes, é possível (e necessário) tomar bastante líquido.
Água, café e chá estão liberados para você tomar à vontade, mas não devem ser consumidos com açúcar.
O mais importante aqui é manter o corpo hidratado, então quanto mais água, melhor. Chá e café são apenas opções para diversificar.
Quem não deve fazer a dieta do Jejum Intermitente
É importante observar apenas que existem pessoas que não devem realizar a prática do Jejum Intermitente, para que não sejam ocasionados problemas para a sua saúde. Logo, grávidas, crianças e idosos devem evitar o jejum.
Esse grupo de pessoas geralmente necessita ingerir uma certa quantidade de nutrientes ao longo de sua rotina para que seja possível manter o nível de desenvolvimento dentro do esperado.
Se ainda assim deseja realizar esse método de emagrecimento para iniciar uma vida mais saudável, o mais indicado é conversar com um médico especialista para que ele indique o melhor caminho e, quem sabe, até o protocolo de JI, que pode ser adotado para esses casos.
Como fazer Jejum Intermitente passo a passo
Com o jejum, nós temos o que é conhecido como protocolo. Os ‘’protocolos’’ podem ser de 8 a 36 horas, que serão os períodos de jejum, intercalados com os períodos de janela alimentar.
Se uma pessoa escolher, por exemplo, fazer um jejum de 8 horas, ela terá 16 horas de janela alimentar, para então completar as 24 horas do dia.
Este protocolo é o mais indicado, para as pessoas que estão conhecendo e querendo iniciar este novo modo de vida.
Ao longo dos dias, conforme a pessoa for se sentindo melhor se acostumando a comer somente nos horários corretos (e apenas quando tiver fome), é possível aumentar para 14h, 16h, 18h e por assim em diante.
É possível emagrecer fazendo Jejum Intermitente?
Talvez a sua maior dúvida seja como iniciar o Jejum Intermitente, e como começar a ter resultados incríveis, a exemplo dos famosos e de pessoas próximas a você que já tiveram uma excelente experiência com o jejum.
Como explicado acima, será necessário escolher um período para se alimentar (protocolo), e um outro período para manter o jejum. Então, você precisa manter o ritmo necessário para que seja possível começar a emagrecer.
E aqui talvez esteja a maior dúvida de muitas pessoas: como é que eu vou emagrecer fazendo jejum? É muito simples, e nós vamos explicar para você.
O nosso organismo necessita de calorias ou açúcar para que seja possível transformar essas substâncias em energia, e assim facilitar a realização de diversas atividades.
Isso vale para ações mais simples, como levantar uma mão, até as mais complexas e exigentes, como levantar muito peso, fazer exercícios puxados e até mesmo exercitar o cérebro, seja por um longo ou curto período. Sim, isso também é um exercício.
Pois bem, o que irá acontecer com o nosso organismo é que, durante o período de jejum, o corpo não vai receber novos alimentos para que seja possível transformar em energia.
Então, será necessário usar o que ele tem, e é nesse ponto que muitos querem chegar, pois o organismo começa a utilizar a gordura localizada para proporcionar energia, ocasionando a queima e eliminação dessa gordura.
Quando uma pessoa come, a energia será retirada desse alimento, o que em muitos casos não promove a queima de gordura. A pessoa acaba ficando estagnada em seu peso ou ainda engordando. Com a prática correta e diária do jejum, você só irá emagrecer.
Quais são os benefícios do Jejum Intermitente
Por isso, uma das etapas mais importantes é seguir corretamente o protocolo adotado, assim como manter o organismo bem hidratado, para conseguir alcançar os resultados desejados.
O JI vai muito além de reduzir a gordura corporal. Com esta prática natural, é possível melhorar a saúde em várias esferas, como por exemplo, reduzir a resistência à insulina.
Além disso, a pessoa também consegue baixar de 3 a 6% os níveis de insulina, conseguindo se proteger da diabetes tipo 2.
Outros níveis que serão diminuídos com esta prática são as triglicérides, inflamação e glicose. Níveis específicos que, quando estão muito acima da média, podem proporcionar doenças para o coração.
É possível ainda aumentar a disposição para realizar as mais diversas atividades ao longo do dia, além de proporcionar também a longevidade.
Com o jejum, automaticamente a pessoa se priva de diversos alimentos ruins que podem trazer doenças e favorecer o envelhecimento.
Cortando o consumo desses alimentos, não restam dúvidas de que a sua saúde irá melhorar de modo considerável.
Até mesmo a sua autoestima irá voltar a ficar alta, e isso se deve especialmente ao fato de conseguir diminuir uns números na balança, e logo, o número do manequim.
Com isso, a pessoa geralmente se sente mais bonita, mais alegre, com um brilho diferente e sempre com o desejo de se arrumar e estar bem consigo mesma.
Além de conseguir emagrecer e melhorar a qualidade de vida, o melhor do Jejum Intermitente é que ele é completamente natural e não causa nenhum tipo de risco para a saúde – e ainda por cima é totalmente gratuito.
Você vai economizar e ter uma ótima saúde em pouco tempo. Não tem como querer coisa melhor, não é mesmo?
Outros benefícios do jejum são:
- Redução do estresse;
- Sensação de saciedade;
- Reduz a pressão arterial;
- Promove o metabolismo acelerado;
- Melhora o sistema imunológico;
- Melhora do funcionamento cardíaco;
- Bem estar espiritual e físico;
- Economia com alimentos.
Cardápio Jejum Intermitente para Iniciantes
Para que o jejum dê certo para você, é necessário além de seguir os protocolos do modo indicado, estabelecer um cardápio saudável para alcançar os resultados desejados.
Um ponto que vale aqui ser comentado é que é necessário respeitar o seu organismo.
No caso do Jejum Intermitente para iniciantes, o mais indicado é que se inicie com um protocolo de 8 ou 10 horas.
Esse geralmente é o período em que as pessoas já ficam sem comer, seja o período de trabalho ou de sono, então o corpo já está acostumado.
O que será necessário é apenas começar a ingerir alimentos saudáveis e estabelecer a rotina de horários.
Se uma pessoa iniciante na arte do jejum decide começar com 24 horas de jejum, por exemplo, pode acontecer de ela sentir fraqueza, dores de cabeça, cansaço e outros sintomas de quem não tem uma alimentação saudável, pois o organismo não está acostumado a ficar tanto tempo sem receber nutrientes.
Durante o jejum, como já foi comentado, o consumo de líquidos – sem adição de açúcar – está liberado, e deve ser feito para manter o corpo hidratado.
Para os praticantes do JI, o ideal é ter um cardápio que seja preparado com a utilização de verduras, legumes, carnes e ovos.
O mais indicado especialmente para quebrar o período de jejum e iniciar a janela alimentar é ingerir proteínas, como ovo, frango e até mesmo batata doce.
O consumo desses alimentos logo após o período de jejum auxilia a trazer os nutrientes necessários para o corpo. Desse modo, você pode ficar tranquilo (a) e despreocupado (a), pois não terá problema algum de realizar o jejum.
Jejum Intermitente e dieta Low Carb
Geralmente, o que os adeptos do jejum fazem é aliar os conhecimentos dessa prática com uma dieta Low Carb. Essa dieta procura restringir ao máximo o consumo de carboidratos.
Aliar esses dois conhecimentos e colocar em prática no seu cardápio pode trazer ainda melhores resultados, além de conseguir proporcionar uma dieta saudável que poderá prolongar os seus dias de vida.
O fato de evitar o carboidrato favorece diretamente no emagrecimento, especialmente porque os alimentos que possuem grande quantidade de carboidrato favorecem diretamente no processo de inflamação do organismo, o que acaba ocasionando o ganho de peso – e aumento no tamanho das roupas.
O Jejum Intermitente ajuda a perder peso, isso nós já descobrirmos. Mas para auxiliar no processo, é muito importante manter uma rotina de exercícios físicos além de um cardápio saudável, evitando frituras e o alto consumo de carboidratos.
Adotar práticas saudáveis como estas irão auxiliar na perda de peso, e a garantir uma vida mais saudável.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Jejum Intermitente, seus benefícios e como deve ser feito, é só se programar para iniciar e ver as maravilhas que essa prática poderá trazer para a sua vida.