Recentemente, a Metformina passou a ter mais visibilidade pelos brasileiros, e tornou-se cada vez mais procurada.
Mesmo já sendo usadas a anos para o tratamento de diabetes tipo 2 e síndrome dos ovários policísticos, o que realmente chamou atenção foi a sua capacidade de auxiliar na hora da perda de peso.
Ficou curioso para para que serve a metformina e o que é? Então confira abaixo.
Conteúdo
O que é Metformina?
A Metformina é um remédio para uso por pacientes com diabetes tipo 2 que estão em sobrepeso, pode ser utilizado sozinho ou junto a outros remédios prescritos por um médico especialista.
A Metformina possui vários nomes, entre eles: Glucofage, Glafornil, Glucaminol, Diaformina ou Glucophage XR, são nomes diversos para o remédio que possui a mesma composição.
A Metformina também é indicado para pacientes com síndrome dos ovários policísticos (SOP), pois facilita a ação da insulina no corpo, o que favorece o controle de alguns hormônios, entre eles a testosterona.
Para que serve Metformina?
Devido a sua quantidade de benefícios, a Metformina já vem sendo considerada por alguns médicos como a nova Vitamina M.
Mesmo assim, muitas pessoas se perguntam metformina pra que serve? veja abaixo os principais benefícios do remédio.
Ela serve principalmente para o controle da insulina produzido pelo pâncreas, ajuda na prevenção da diabetes, no controle da diabetes tipo 2, e a combater os efeitos do nível desregulado de testosterona em mulheres com SOP.
Recentemente, foi descoberto que a Metformina também ajuda na redução de peso em pacientes diabéticos ou não, ela reduz o apetite e ao ser tomado pela manhã, diminui a ansiedade e a alimentação compulsiva .
Além disso, a Metformina possui alguns outros benefícios, conheça os principais:
-
Triglicéridos
Os triglicéridos são os responsáveis por levar o açúcar para todo o corpo. Quando a pessoa ingere Metformina, o medicamento atua facilitando a absorção do açúcar pelos músculos.
Isso faz com que o fígado produza menos triglicérides, diminui a gordura e auxilia na prevenção da diabete.
-
Alteração de testosterona
Quando a pessoa possui um nível muito alto de insulina, isso pode desregular a produção de testosterona no corpo.
Essa alteração de testosterona, trás consigo muitos efeitos colaterais negativos, entre eles: queda de cabelo de raiz oleosa, gordura no abdômen, acne e excesso de pelos, que são considerados sintomas masculinos, mas são comuns em mulheres que apresentam essa alteração.
Além disso, a alta quantidade de testosterona pode afetar diretamente a fertilidade da mulher, ocasionando SOP e dificuldade em engravidar.
Nesse caso, a Metformina é usada para controlar a insulina, que por sua vez, não gera a alteração de testosterona.
-
Envelhecimento e câncer
A insulina também é a responsável por promover o crescimento das células, quando não controlada, podem surgir manchas escuras e verrugas no pescoço e axilas, trata-se de um alerta do próprio corpo, e essas verrugas são extremamente perigosas.
Quando esse crescimento desordenado permanece por muito tempo, ele pode acabar multiplicando as células que vem a se tornar um câncer, principalmente câncer de mama, próstata e cólon.
Contra indicações Metformina
Como qualquer medicamento, a Metformina também possui contra indicações, veja abaixo quem deve evitar a Metformina
- Alcoólatras;
- Pessoas com problemas nos rins ou fígado;
- Pessoas com insuficiência cardíaca;
- Pessoas que possuem alterações respiratórias;
- Pessoas com infecções respiratórias;
- Pessoas com qualquer tipo de infecção;
- Pessoas com alergia aos componentes da fórmula.
É muito importante que um médico seja consultado antes de se iniciar o tratamento com Metformina, além disso, mulheres grávidas também só podem iniciar o tratamento sob orientação médica.