Entender sobre o período fértil e todas as fases do período menstrual às vezes é um processo complicado.
Entretanto, seja para ter um controle e compreender melhor o seu corpo e os passos que acontecem durante este momento, ou até mesmo para saber quando o organismo está pronto para receber um nova vida, é realmente interessante ficar por dentro desse assunto tão importante.
O período fértil é uma das fases do ciclo menstrual e é neste momento em que o corpo feminino se torna fértil para ser fecundado por um espermatozóide.
No entanto, saber exatamente qual é o dia fértil no calendário menstrual, sem a ajuda de contadores ou aplicativos, pode ser difícil para algumas mulheres.
Nesse sentido, vale ressaltar que seguindo os dias da menstruação é sim possível marcar o período fértil com mais facilidade e sem muitos segredos.
Quer saber mais sobre essa fase do ciclo menstrual da mulher que permite à ela criar uma nova vida? Bom, então continue lendo este artigo e fique sabendo de tudo sobre o período fértil!
Conteúdo
O que é período fértil?
O período fértil, como o próprio nome já sugere, é o momento do ciclo menstrual em que o corpo da mulher em idade reprodutiva está preparado para que ocorra a fertilização do óvulo por um espermatozóide.
Em outras palavras, é a fase em que o organismo está preparado para engravidar.
Sendo assim, como já deu para perceber, é neste momento do ciclo que a mulher tem mais probabilidade de ficar grávida, devido ao ambiente propício criado dentro da vagina e ao óvulo que está maduro para receber o espermatozóide.
O período fértil acontece após a menstruação e dura cerca de seis dias, repetindo-se todo o mês. Seus sintomas são o aumento da secreção vaginal, ou corrimento, assim como da libido. Além disso, é possível, também, que a mulher sinta cólicas durante a ovulação.
Período fértil é antes ou depois da menstruação?
Para não se perder na hora de contar o momento em que ocorre o período fértil, é preciso lembrar que ele acontece cerca de 10 dias após a menstruação.
Pois assim, o óvulo antigo já terá sido descartado e o novo estará ficando maduro para ser fecundado.
No entanto, é possível calcular, seguindo os dias do ciclo menstrual, quando o período fértil irá acontecer. Confira logo a seguir como fazer isso.
Como calcular o período fértil?
Para mulheres que desejam engravidar, saber quando ocorre o período fértil é muito importante, pois é neste momento que a possibilidade de engravidar será maior.
De maneira resumida, para saber como calcular o período fértil é preciso contar do início do ciclo menstrual até o 14º dia – em ciclos de 28 dias.
Ou seja, o dia em que você menstruou deve ser considerado como o primeiro dia do ciclo menstrual, sendo assim, o décimo quarto dia do ciclo será o dia em que a ovulação ocorrerá.
Vale ressaltar que o período fértil começa três dias antes da ovulação e termina três depois.
Em linhas gerais, o ele acontece do 10º dia do ciclo menstrual até, mais ou menos, o 16º dia, sendo o 14º dia do período o momento em que ocorre a ovulação.
A conta pode não ser exata, mas, quando a ovulação ocorrer dentro do período fértil, é possível identificar através dos sintomas, principalmente pelo corrimento vaginal daquele dia.
Quando mais viçoso o corrimento, mais chances da mulher estar no seu período fértil, por exemplo.
De qualquer forma, a fase de maior fertilidade acontecerá entre três dias antes do 14º dia do ciclo menstrual e durará até três dias depois da mesma data.
É possível engravidar fora do período fértil?
Conseguir engravidar fora do período fértil é uma questão que passa pela cabeça de muitas mulheres.
Mas, a verdade é que durante o período fértil a mulher está muito mais propensa a engravidar, devido ao óvulo que está pronto e o ambiente vaginal que se torna menos hostil ao espermatozóide.
No entanto, embora o risco de ficar grávida fora desse período seja quase impossível, existe, ainda, uma pequena possibilidade de engravidar, principalmente se a relação acontecer após a menstruação.
Para ser mais exato, se a relação ocorrer entre os cinco dias anteriores à ovulação, o óvulo ainda pode ser fecundado, já que o espermatozóide consegue sobreviver por cerca de cinco dias dentro do útero.
Pílula do dia seguinte funciona durante o período fértil?
A premissa da pílula do dia seguinte é sempre a mesma: desde que tomada em até 72 após a relação sexual, o efeito funciona.
No entanto, a pílula só é realmente eficaz no período fértil se a ovulação ainda não estiver acontecido, ou seja, somente nos primeiros da fase fértil.
Caso a pílula for tomada após a ovulação, os efeitos são reduzidos e, dificilmente, pode funcionar.
E então, entendeu como funciona o período fértil e como esta é uma fase muito importante do ciclo menstrual da mulher? Qualquer dúvida é só deixar nos comentários.