Se você já iniciou qualquer dieta alguma vez em sua vida, tenho certeza que você já ouviu alguma frase parecida com essa: “Tenha cuidado com os alimentos processados”.
Até mesmo os especialistas recomendam que as pessoas sempre prefiram consumir alimentos frescos, não é mesmo?
Mas, afinal, o que são de fato alimentos processados? Será que eles são tão prejudiciais assim? Ou será que podemos e até devemos incluí-los em nossa dieta? Todas essas dúvidas estão passando pela sua cabeça?
Então pode ficar tranquilo, você não é o único que vive pensando nisso.
Na verdade, muitas pessoas também não sabem ao certo responder essas questões e foi exatamente por isso que este artigo foi criado.
Antes de mais nada, vamos contextualizar: os alimentos processados são todos aqueles que passam por algum tipo de processo industrial antes de chegar na sua casa, já os não processados são alimentos frescos, como verduras, frutas, legumes, carnes etc.
No entanto, é válido ressaltar que existem ainda diferentes graus de processamento.
Um conhecido e praticamente não recomendado é o ultra clarificado, o qual abrange aqueles alimentos que passam por vários e diferentes níveis de processamento e que exigem muitos aditivos para preservar o produto, tanto na aparência quanto no sabor.
Em alguns casos, para se ter uma ideia, neste tipo de processamento os produtos não são formados por alimentos frescos, na verdade os próprios ingredientes iniciais já são processados. E é claro que isso não é nada saudável.
Diante disso vamos conferir agora quais alimentos são bem processados e, claro, recomendados. Preste bastante atenção para não ter mais nenhuma dúvida sobre esse assunto tão importante.
Conteúdo
Pães integrais de trigo e grãos integrais
O pão é sim um alimento processado, mas o indicado é sempre verificar a lista de ingredientes na embalagem. Verifique a proporção inteira de farinha.
Se analisarmos direitinho, certamente encontraremos opções mais saudáveis, por isso não custa nada fazer uma pesquisa antes de qualquer coisa.
Na verdade, a sua saúde só tem a agradecer.
Vegetais enlatados, congelados ou secos
Embora também sejam processados, esses tipos de alimentos podem ser muito bons. É necessário apenas se atentar aos vegetais apresentados em refeições prontas ou em molhos prontos, como por exemplo o hummus.
Os vegetais cozidos, além de não nos prejudicar, ainda facilitam demais o nosso trabalho, pois o processamento deles é apenas o cozimento.
Dessa forma, a sua preocupação, nesse caso, deve ser bastante selecionada. Tenha muito cuidado ao escolher esses tipos de alimento, certo?
Legumes e farinhas de frutos secos
Quando falamos de farinhas, as mais saudáveis sempre serão as de nozes ou as de legumes. Embora essas sejam as indicações mais saudáveis, não precisa se preocupar muito quando o assunto em questão são as farinhas.
Isso porque, na maioria das vezes, como eles são consumidas em pequenas quantidades, acabam não fazendo tão mal ao organismo.
No entanto, se você for uma daquelas pessoas que come farinha com praticamente tudo é sim importante estar atento.
Macarrão Integral e farinha de legumes
Quando o assunto são as massas, as mais recomendadas são: farinha integral ou leguminosa. Além disso, é possível misturar massas frescas, mas estas não são geralmente recomendadas.
Legumes e frutas: Embalados, congelados e cortados
No caso de frutas e legumes, o ideal é comprar fresco, mas se for comprar os processados, exclua os xaroposos ou os gelados.
Em contrapartida, se os mesmos estiverem de forma natural, apenas cortados e congelados, não tem problema, pois esse processamento não afeta suas propriedades.
De qualquer forma, não se esqueça de sempre optar por produtos desse tipo frescos quando for possível. Isso realmente pode fazer muita diferença.
Peixe fatiado congelado
Mais uma vez, se o peixe for fresco é sempre melhor, mas se ele for processado e estiver apenas cortados e congelados são sim saudáveis.
É importante se atentar e evitar o surimi e a massa e misturar as conservas e os pratos prontos.
Carne processada
Quando o assunto é carne é preciso que você saiba que a única carne processada saudável é a carne picada e congelada.
De qualquer forma, é preciso tomar cuidado, pois nos supermercados eles chamam as carnes picadas de Fleischburger e fique sabendo que isso não é a mesma coisa, portanto não são aconselháveis.
Prefira sempre as carnes frescas e pegue elas direto no açougue do mercado.
Nozes e sementes – Assadas ou cruas
Estes são alimentos difíceis de encontrar nos supermercados, é preciso procurar bem para achá-los, porém vale muito a pena, pois são sim muito saudáveis.
Leites
Prefira sempre o leite pasteurizado, pois o desnatado, embora seja visto como o melhor, faz com que a fome volte muito logo. De qualquer forma, o leite que sempre deve ser evitado é aquele com açúcares.
Iogurte
Os iogurtes Kefir ou Nature são duas opções muito bem recomendadas e saudáveis. Para o especialista Mercè Gonzalo, o iogurte natural pode ser saudável, mas também muito prejudicial.
Na verdade, tudo depende dos componentes: se o mesmo é carregado somente de leite, leite em pó e fermentos lácteos, ótimo, se não é melhor ter cuidado.
Azeite Extra-Virgem
Descarte os óleos refinados, o mais saudável é o azeite extra-nativa. As sementes de girassol, coco e linho também podem ser consumidas. Para cozinhar, o mais indicado é o azeite virgem, além de ser mais barato.
Queijo fresco
Recomenda-se que o queijo ralado seja consumido apenas em algumas ocasiões. O seu processamento não é tão recomendado, pois seus ingredientes geralmente possuem uma qualidade inferior.
Além disso, na composição do queijo ralado sempre contém algum tipo de farinha, e se é farinha não é queijo.
Sendo assim, na hora de consumir queijos prefira sempre o fresco, afinal ele não fará mal a sua saúde.
Chocolate com composição de cacau maior que 85%
No caso de chocolates, quanto maior o percentual de cacau, melhor. E fique sabendo que o motivo disso é bem simples, uma vez que o que não é cacau é açúcar, por isso fazer a escolha certa na hora de comprar um chocolate pode fazer muita diferença.
Não precisa deixar de comprar, muito pelo contrário, basta evitar aquelas opções cheias de açúcares, certo?