Começar uma dieta já não é uma tarefa fácil e, por mais que os primeiros quilos sejam mais simples de queimar, chega uma hora que a balança para e você não consegue obter resultados, por mais correta que a sua rotina seja.
Mesmo pegando firme no treino e seguindo à risca a sua dieta, às vezes todo esse processo simplesmente não tem resultado e o seu corpo se acostuma com o estímulo, não sendo possível obter melhorias.
Então, se você já passou por isso, não se preocupe, é normal. O nome dessa condição é efeito platô e ela afeta milhares de pessoas o tempo todo.
Isso se dá devido à acomodação do corpo aos estímulos, seja na alimentação ou em treinos, por exemplo.
Dessa forma, não pense que é a sua dieta que está dando errado ou que os treinos não estão sendo suficientes, o efeito platô é algo comum e com um pouco de esforço é possível evitar essa situação chata.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o efeito platô e como evitá-lo?
Bom, então este artigo é para você. Aqui iremos conversar um pouco sobre o que causa o efeito platô e como sair dele para que você aproveite muito mais os resultados da sua dieta. Confira!
Conteúdo
O que é Efeito Platô?
O efeito platô é conhecido como o momento em que a balança simplesmente estaciona e você não consegue perder mais peso ou ver os resultados do seu treino, por mais tudo seja seguido à risca.
Esse efeito é uma reação natural do organismo a dietas e treinos, onde o processo de emagrecimento para e o corpo se acostuma com todos os estímulos feitos, não permitindo que você perca peso ou note os resultados de exercícios realizados.
Isso acontece porque o nosso organismo se acostuma com a nova condição – alimentação e rotina de exercícios – que está sendo imposta e começa a queimar menos calorias, o que, consequentemente, deixa o metabolismo mais lento.
O efeito platô pode ser uma situação chata para quem deseja perder peso, afinal, apesar de todo o esforço, o seu corpo não mostra resultado e a balança fica estacionada.
Dessa forma, para combater o efeito platô médicos indicam novos estilos de dieta, de forma a driblar o organismo e fazer com que ele não se acomode com as novas condições.
Por que o peso “estaciona”?
Como você pôde notar, no efeito platô o corpo se acostuma com a dieta. Mas, afinal, por que isso acontece?
Bom, a perda de peso contínua gera uma diminuição da necessidade energética, onde conforme a redução de peso menor o gasto de energias, assim, desacelerando o metabolismo.
Dessa forma, com o metabolismo mais lento e o corpo acostumado com os estímulos, a perda de peso acontece de forma muito pequena e, às vezes, rara.
Além disso, existem estudos que dizem que o nosso organismo é programado por ferramentas fisiológicas e genéticas para apresentar determinado peso, ou seja, o corpo de cada indivíduo possui um ‘set-point’, onde o sistema trabalha de forma automática.
Assim, quando saímos dessa marca o organismo se reformula para retornar a certo peso, o que pode estacionar o processo de emagrecimento.
Quanto tempo dura o efeito platô?
Durante um tempo, o nosso organismo pode não apresentar resultados a dietas e treinos, pois o sistema está acostumado com os estímulos recebidos.
No entanto, tal período tem tempo determinado, que pode variar entre cerca de duas semana.
Portanto, não se desespere ao não notar mudança nos números da balança.
O efeito platô não dura para sempre, mas para sair dele é necessário empenho e atenção à dieta e à rotina de treinos.
Como sair do efeito platô?
Bom, este efeito não some de um dia para o outro e, por isso, nesses dias é necessário se esforçar e não desistir da dieta ou da rotina de exercícios.
Assim, para sair do efeito platô é preciso prestar atenção ao seu dia-a-dia, analisar o que você come, até mesmo as quantidades, e os treinos, a fim de perceber o que te traz benefícios ou não.
Além disso, é necessário reafirmar o seu compromisso com a dieta e o novo estilo de vida, não o deixando de lado só porque você não obteve resultados.
E, acima de tudo, é preciso fazer exercícios, pois somente a dieta não trará os resultados que você procura.
Já fiz de tudo e não consigo emagrecer, e agora?
Chegou a hora da verdade, você fez tudo corretamente, seguiu a dieta e os treinos à risca e não obteve nenhum resultado. E agora?
Quando você segue tudo de forma correta e mesmo assim não consegue emagrecer, talvez seja hora de consultar um nutricionista.
Um profissional saberá avaliar a sua condição e encontrará a melhor forma para que você consiga alcançar as suas metas.
Em suma, o efeito platô é algo comum e seguindo a dieta e os treinos de forma correta é simples sair dessa condição.