O que é biotina?
Bastante famosa por cuidar dos cabelos e da pele, a Vitamina 7 também chamada de Biotina, faz parte do complexo B de vitaminas, em outros momentos foi conhecida como Vitamina H e Coenzima R.
Essa vitamina possui grandes benefícios para nossa saúde, um deles é que a mesma não é solúvel em água, deste modo o nosso organismo a armazena.
Para que Serve a Vitamina B7
A biotina é bastante necessária para correta função das carboxilases, algumas enzimas presentes em nosso organismo, estas são bastante importantes na fabricação de ácidos graxos e também de glicose.
A dose indicada de Biotina é de 5μg para crianças e bebês e de 30μg em adultos. (μg=microgramas) deste modo para uma mulher grávida o recomendado é 35μg, isso também vale para lactantes.
É bastante difícil alguém sofrer de ausência de vitamina B7, entretanto alguns casos específicos podem ocorrer, como por exemplo em mulheres grávidas. Outro fato que pode levar a falta da vitamina é o consumo excessivo de ovos crus, mas isso só aconteceria se você comesse uma quantidade bastante elevada de ovos e por um longo tempo.
Benefícios da Biotina
Como já podemos perceber são inúmeras as vantagens da Vitamina B7, vamos agora listar mais algumas.
1) Metabolismo de Macronutrientes
A vitamina b7 ajuda a produzir energia para nosso corpo, isso ocorre, pois, a biotina faz com que muitas enzimas funcionem adequadamente, estas por sua vez estão ligadas no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.
Além disso a biotina tem também importante função para:
- Gliconeogênese – Isso permite que a produção natural de glicose não fique dependente apenas dos carboidratos, buscando sua produção também nos aminoácidos, por exemplo, todas as enzimas ricas em Biotina ajudam no início desse processo.
- Degradação dos aminoácidos – Como já mencionamos, as enzimas ricas em vitamina B7 estão ligadas ao metabolismo de muitos aminoácidos, dentre eles a leucina.
2) Unhas Frágeis
Ter as unhas fragilizadas é um problema que atinge aproximadamente 20% da população de todo o mundo, estas costumam ficar rachadas, divididas e até estilhaçadas. O uso de Vitamina B7 pode combater esse problema diretamente.
Alguns estudos já comprovaram a eficácia da Biotina no tratamento de unhas frágeis:
- Um deles usou 8 participantes que tinham unhas frágeis e quebradiças, onde estes tomaram doses diárias de 2,5mg diariamente, durante um período de 6 a 15meses. O resultado foi uma melhora de até 25% em todos os participantes.
- Em um outro estudo feito com 35 participantes o resultado foi ainda mais incrível, onde os mesmos receberam 2,5mg ao dia no período de 2 a 7 meses. Neste caso a melhora foi de até 67% em todas as pessoas.
3) Melhora a saúde capilar
A vitamina B7 ou a Biotina sempre estão relacionadas à cabelos saudáveis e fortes, além do próprio crescimento capilar. Para comprovar essa relação, estudos comprovaram que a queda capilar está associada a ausência de biotina no organismo.
Portanto em pessoas com a Biotina escassa o indicado é tomar de 30 a 100 microgramas diariamente. No caso de crianças e bebês com ausência de Vitamina B7 a dose indicada seria entre 10 a 30 microgramas, sendo o recomendado 10mcg para bebês e 30mcg para crianças.
No entanto ainda não é comprovado se a Biotina melhora também o crescimento de cabelos em pessoas tidas como saudáveis.
4) Grávidas e amamentação
Durante a gravidez e a amamentação a necessidade de Biotina costuma ser maior, pois cerca de 50% das gestantes sofrem da ausência da Vitamina B7, embora possa afetar o bem-estar da mulher e do bebê, isso não chega a ser algo grave.
A deficiência de Biotina em mulheres grávidas costuma acontecer em alguns casos, e esse fato pode acarretar em problemas para o bebê. O consumo de alimentos ricos em Vitamina B7 durante a gestação é muito indicado.
No entanto no caso de uma suplementação com base em Biotina o recomendado sempre é buscar orientação médica.
5) Reduz o açúcar em diabéticos
Uma das doenças metabólicas é o Diabetes do Tipo 2, pois esta tem níveis altos de açúcar no organismo e a produção de insulina comprometida. Por isso há pesquisas que verificam se a Biotina pode combater a Diabetes Tipo 2.
Essas pesquisas mostraram que os níveis de Biotina no organismo de pessoas diabéticas costumam ser menores.
Outros estudos sugerem que a suplementação por Biotina combinado com o minério de cromo podem sim diminuir os altos níveis de açúcar na corrente sanguínea de pessoas diabéticas do tipo 2.
6) Melhora da Saúde da pele
Não se sabe exatamente qual função a Vitamina B7 desempenha para uma boa saúde da pele, no entanto, sabe-se que sua ausência pode resultar em pele escamosa e avermelhada.
Além disso a ausência de Biotina também pode causar a Dermatite Seborreica (uma doença de pele).
Entende-se que a Biotina está associada a uma boa saúde da pele devido ao efeito causado no metabolismo de gorduras, o que é muito importante uma pele saudável e pode ser comprometido se estiver em falta.
Bula da Biotina
Como sempre recomendamos, antes de buscar a suplementação de Biotina é muito importante procurar a orientação médica. Como se sabe, não há contraindicações no uso da Vitamina B7, porém é importante que o médico analise seu quadro atual para poder liberar essa suplementação com maior segurança.
Além disso, o médico também deverá lhe passar todas as informações e orientações necessárias para esse consumo, como a dosagem correta e a existência de efeitos colaterais possíveis.
Veja a Tabela a seguir para saber a Dosagem ideal:
De 0 a 6 meses de idade | 5 mcg |
lACTANTES DE 7 A 12 MESES | 6 MCG |
BEBêS DE 1 A 3 ANOS | 8 MCG |
cRIANÇAS DE 4 A 8 ANOS | 12 MCG |
CRIANÇAS DE 9 A 13 ANOS | 20 MCG |
ADOLESCENTES DE 14 A 18 ANOS | 25 MCG |
ADULTOS ACIMA DE 19 ANOS | 30 MCG |
MULHERES GRÁVIDAS | 30 MCG |
AMAMENTAÇÃO MATERNA | 35 MCG |
Como a Vitamina B7 é solúvel em água dificilmente acontecerá o caso de uma dosagem muito alta, pois a mesma será eliminada junto com a urina.
Em um caso muito raro, pode acontecer do indivíduo desenvolver a erupção cutânea no caso de uma sobredosagem de Biotina, se isso ocorrer procure um médico imediatamente, pois isso pode significar um tipo de overdose. Nestes casos o médico irá observar os seguintes aspectos:
- Vitamina C e B6 muito baixa
- Níveis elevados de açúcar no sangue
- Redução no processo de produção de insulina
Tendo essas informações como base, o médico irá conseguir analisar se você está ou não com excesso de Vitamina B7 e então diminuir suas doses.