A dieta criada por Jimmy Moore, dieta do ovo ou egg fasting, surgiu pela vontade dele de ajudar pessoas com resistência à insulina, que já seguiam uma dieta low carb, a acelerar seu processo de emagrecimento.
Hoje em dia, ela pode ser utilizada por qualquer pessoa que queira emagrecer.
A dieta do ovo é uma estratégia que te permite perder peso, mas não pode ser considerada um estilo de vida, pois ela restringe muito os nutrientes que seu corpo precisa.
Se quiser fazer a dieta mais de uma vez, para emagrecer mais, é recomendado esperar entre duas e três semanas para repetí-la.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então basta continuar a leitura do conteúdo até o final.
Conteúdo
Como fazer dieta do ovo 3 dias
Para seguir a dieta do ovo, é necessário levar em consideração algumas regras simples:
Regra 1: Pode comer quantos ovos quiser, mas esse número precisa ser de no mínimo seis por dia;
Regra 2: É preciso ingerir um ovo aproximadamente 30 minutos após acordar;
Regra 3: O ovo pode ser preparado de diversos jeitos: omelete, frito, cozido, mexido, entre outros;
Regra 4: Não se deve ingerir refrigerantes ou sucos durante esses três dias da dieta, os únicos líquidos permitidos são suco de limão natural e água;
Regra 5: A última refeição do dia deve ser realizada antes das oito horas da noite.
A dieta do ovo pode ser feita utilizando cardápios prontos, ou não.
Nos casos sem cardápios prontos, o planejamento se dá a partir da união de ovos mexidos ou cozidos, e outros alimentos com muita proteína, pouco carboidrato (índice glicêmico baixo) e poucas gorduras.
No geral, a dieta sem cardápio pronto oferece maior liberdade de escolha para a pessoa, que pode planejar o que quer comer.
As principais recomendações para quando se está fazendo a dieta do ovo são: consumir saladas e cereais integrais, para aumentar seu consumo de fibras, e ingerir um mínimo de dois litros de água por dia, para se manter hidratado.
Alimentos permitidos na dieta do ovo
Na lista de proteínas permitidas estão carnes como: filé de peixe assado e grelhado, atum enlatado, carnes vermelhas magras grelhadas e filé de frango grelhado.
Para sua ingestão de vitaminas e fibras, as opções variam entre verduras, legumes e frutas. Folhas verdes são aceitas na salada, e para inserir carboidratos em sua dieta é possível utilizar banana, aveia, arroz integrais, e outros tipos de cereais integrais.
Dieta do ovo cardápio
Para aqueles que preferem algo um pouco mais estruturado, também é possível realizar a dieta do ovo com um cardápio pronto. Um exemplo de cardápio é o seguinte:
Primeiro dia: no café da manhã coma dois tomates e dois ovos cozidos, e beba uma xícara de chá verde, sem adição de açúcar.
Para o almoço, opte por duas claras de ovo, um filé de frango grelhado, junto com um copo de chá verde. À noite, jante grãos e legumes, como feijão, brócolis, cenoura e couve-flor, complementados por uma xícara de chá verde.
Segundo dia: para o café da manhã, opte por uma banana, dois ovos cozidos, e uma xícara de chá verde.
No horário do almoço, alimente-se com uma porção de peixe cozido, duas claras de ovo, com um copo de chá verde. Já no jantar, um copo de leite desnatado se junta à uma fatia de pão integral com 120g de queijo cottage.
Terceiro dia: coma dois ovos cozidos com um copo de suco de laranja no café da manhã. Prepare 120g de carne vermelha cozida, com duas claras de ovo e uma xícara de chá verde para o almoço.
Na janta, cozinhe duas batatas e as consuma com um acompanhamento de alface, e um copo de chá verde.
Vale a pena fazer a dieta do ovo?
A dieta do ovo é, geralmente, utilizada para acelerar o processo de emagrecimento, porém, esse resultado só será possível se a quantidade de calorias consumida seja mantida igual ou reduzida.
Mas, se melhores resultados forem esperados, o ideal é aliar hábitos mais saudáveis e a prática de atividades físicas à uma alimentação equilibrada, nesse caso, a dieta do ovo.
Graças à grande quantidade de proteína existente, o ovo oferece maior saciedade e reduz os picos de insulina, o que diminui a vontade de se alimentar após algumas horas.
Além disso, o ovo demora mais tempo para ser digerido, o que também favorece o emagrecimento.
Dessa forma, por ser uma dieta focada somente nos benefícios do alimento, ela faz com que a quantidade de alimentos que são ingeridos diminua, contribuindo diretamente para a perda de peso.
Para finalizar, se relacionada com a musculação a dieta do ovo também pode promover o aumento da massa muscular e a aceleração do metabolismo, o que reduz as células de gordura.
O que achou da dieta do ovo? Por que não começa a fazê-la o quanto antes a fim de notar seus benefícios?