Tudo sobre Dieta Cetogênica

A dieta cetogênica, que também recebe os nomes de dieta das proteínas e dieta de South Beach, é baseada na eliminação dos carboidratos da alimentação. Agora, o foco se encontra nas proteínas. 

O motivo por trás dessa dieta está no fato de que a fonte de energia principal do corpo humano são os carboidratos, e ao criar uma escassez desses, o organismo precisa procurar outros meios de obter sua energia. 

O meio mais comum é a quebra da gordura corporal. Essa gordura é transformada em energia através da produção de corpos cetônicos (o corpo faz com que a gordura seja transformada em glicose para conseguir sobreviver). 

Saiba mais a respeito desse assunto ao longo do artigo. 

Dieta Cetogênica

O que é dieta cetogênica?

Normalmente, quando os nutricionistas recomendam dietas, essas são cheias de carboidratos, que se tornam a principal fonte de caloria para o corpo.

Já a segunda fonte são as proteínas, e a terceira, as gorduras, o que forma a pirâmide alimentar. 

Porém, como pessoas podem ter diferentes objetivos, nem sempre essa indicação é a mais adequada.

Na dieta cetogênica, por exemplo, o esquema é invertido, já que a principal fonte de energia são as gorduras, e os carboidratos são parte mínima da dieta.

As proteínas continuam sendo a segunda fonte de caloria, mas elas devem ser ingeridas em quantidade moderada.

Essas diferenças entre a dieta cetogênica e as dietas que geralmente são recomendadas pelos nutricionistas, levam a uma mudança no método que as células recebem energia do organismo. 

Devido a menor quantidade de carboidratos que entram no corpo, o fígado é forçado a quebrar a gordura que vem da alimentação e do tecido adiposo em corpos cetônicos e ácidos graxos para obter sua energia.

Dessa forma, o fígado aumenta o nível de corpos cetônicos no sangue, por isso o nome dieta cetogênica.

Dieta cetogênica cardápio

Dieta cetogênica cardápio

A dieta cetogênica possui uma grande variedade de alimentos permitidos, por isso, é possível ter um cardápio bem diverso. Uma sugestão de cardápio para os sete dias da semana é a seguinte: 

Primeiro dia: comece seu dia com uma xícara de chá verde, uma fatia de queijo minas ou coalho, dois ovos fritos na manteiga e café. Para o almoço, prepare costeletas de porco, uma pequena porção de feijão verde feita com óleo de coco e uma salada de folhas verdes.

Para finalizar o dia, aproveite um hambúrguer artesanal, com verduras, bacon, queijo e cogumelos, sem o pão.

Segundo dia: o café da manhã consiste em um omelete com cogumelos e queijo coalho. Para o almoço cozinhe ovos, e os complemente com uma salada de legumes, abacate, queijo coalho e peru.

Na janta, opte por um filé de frango feito com molho de requeijão, salada e brócolis refogado.

Terceiro dia: inicie o dia com um omelete feito com dois ovos e legumes, junto com um suco verde. Faça uma salada de atum com verduras, aipo e tomate para o almoço. No jantar, grelhe salmão e faça um molho de espinafre.

Quarto dia: para o café da manhã, bata abacate com chia e iogurte, ou meio abacate com cacau em pó. No almoço coma um filé de frango com brócolis e queijo.

Para o jantar, prepare um bife bovino, arroz de couve-flor, salsa e abacate.

Quinto dia: coma duas fatias de mamão com uma colher de pasta de amendoim no café da manhã. Faça filé mignon grelhado com azeite, cogumelos e couve refogada para o almoço.

Para o jantar, suflê de atum com brócolis é a opção.

Sexto dia: comece o dia com dez morangos mais duas colheres de creme de leite, ou dez castanhas de caju. Na metade do dia, escolha um filé de tilápia com molho de limão, junto à uma salada e arroz de couve-flor.

No final, omelete com legumes e uma salada de tomate é a recomendação.

Sétimo dia: no último dia da semana coma uma banana verde, junto com ovos fritos e queijo coalho, e beba uma xícara de chá verde no café da manhã.

Para o almoço, faça macarrão de abobrinha com almôndegas e queijo ralado. No jantar, grelhe um filé de frango, refogue aspargos e brócolis.

Full Health Pro

Dieta cetogênica alimentos permitidos

A lista de alimentos permitidos na dieta cetogênica é bem grande.

Carnes in natura, ou seja, sem adição de temperos, amido ou açúcar, praticamente não possuem carboidratos.

Também considere folhas verdes, brócolis, abobrinha, tomate, cebola, alho alcachofra, pimentão, aspargos, palmito, rabanete, berinjela, pepino, vagem, couve-flor e quiabo como zero carboidratos, 

Frutas geralmente possuem muitos carboidratos, devido à frutose. Por conta disso, as opções são: morangos, abacate, coco, mirtilos e amora. Além disso, qualquer tipo de ovo é bem vindo. 

Queijos não têm muito carboidrato, porém, cuidado com a quantidade de lactose de cada um, pois isso pode prejudicar sua perda de peso.

Oleaginosas são aceitas, mas tome cuidado com a quantidade de calorias que está consumindo.

Para temperar, prefira temperos frescos ou desidratados, que não possuem amido, conservantes, corantes e açúcares em sua composição.

Dieta cetogênica para tratamento de câncer funciona?

Algo dito sobre a dieta cetogênica é que ela pode ser utilizada como tratamento para o câncer, isso porque, ao seguí-la, ocorre uma redução no nível de glicose no sangue, o que faz com que as células cancerígenas não tenham alimento e, portanto, não consigam se multiplicar. 

Acontece que os estudos realizados sobre esse assunto não são conclusivos e a dieta cetogênica não é indicada para todos os casos. Ela só deve ser realizada com consentimento médico e com acompanhamento de um nutricionista.

É necessário observar o surgimento de efeitos colaterais, como fraqueza e tontura.

Porém, o mais importante a ser lembrado é que a dieta cetogênica não serve como substituta para os tratamentos tradicionais, como quimioterapia e medicamentos.

Tem mais alguma dúvida sobre a dieta cetogênica? Então é só deixar aqui nos comentários!

Leave a Reply