Moringa Oleífera é uma planta que pode trazer inúmeros benefícios ao organismo. Isso acontece muito provavelmente por causa do seu número de antioxidantes e de nutrientes muito grande: 46 e 90, respectivamente. Ou seja, é realmente muita coisa, não é mesmo?
Levando tudo isso em consideração, incluir a Moringa Oleífera em nossa alimentação pode contribuir demais para nossa saúde, uma vez que suas raízes, flores, sementes e folhas possuem poderosos ativos mineralizantes, antioxidantes e anti bacterianos.
Quer entender mais sobre o uso e os benefícios da Moringa Oleífera? Então é só continuar lendo este artigo. Tenha uma boa leitura.
Conteúdo
Para que Serve Moringa Oleífera
Você sabe dizer, por exemplo, para que serve na verdade a Moringa Oleífera? Ainda não? Pois então fique sabendo que essa planta é comumente usada para:
- Aumentar o sistema imunológico do corpo;
- Maximiza as defesas do organismo;
- Fazer o trabalho de desintoxicação;
- Reduzir os inchaços;
- Regular o apetite e, por consequência, controlar o peso ideal;
- Facilitar a digestão;
- Fazer o devido controle da diabetes;
- Melhorar a saúde da pele;
- Aliviar a dor de cabeça;
- Combater os sintomas causados pela menopausa;
- Prevenir a queda capilar.
Por muito tempo a Moringa Oleífera já vem sendo usada como medicamento para o tratamento de diabetes, tuberculose, dores crônicas, anemia, bronquite, epilepsia, hipertensão nas artérias, assim como os problemas de asma, menopausa, tosse, artrite, fibromialgia, dentre outros.
Essa planta também tem sido muito indicada como anti-inflamatório, antibiótico e até mesmo anticancerígeno e ainda pode ser muito eficiente no combate de doenças ligadas ao pâncreas, rins, coração e olhos.
É muito provável que você não imaginava tudo isso, não é mesmo? No entanto, fique sabendo que a Moringa Oleífera é realmente capaz de resolver e de evitar todos esses problemas.
Benefícios da Moringa Oleífera
Dentre seus inúmeros benefícios, um dos principais se dá por causa do seu poder antioxidante. Existe um método usado para testar essa capacidade de absorção de radicais chamado de ORAC. Nos testes realizados através deste método, a Moringa obteve resultados extraordinários, fazendo com que a planta tenha um dos valores ORAC mais alto atualmente.
Isso é maravilhoso, pois combate diretamente os radicais livres e nos preserva do envelhecimento acelerado, assim como das doenças degenerativas.
Sua função antibacteriana se dá principalmente por conta do pó da semente da Moringa, o que torna essa planta fortíssima contra infecções.
Seu extrato também pode atuar como um natural anti-inflamatório para o tratamento de dores crônicas, além de ser muito usado como medicamento contra a fibromialgia.
Controle regular da Diabetes
Alguns estudos e testes comprovaram que o tratamento de Diabetes com o concentrado extrato de Moringa Oleifera foi consideravelmente controlado. É isso mesmo!
O uso regular da erva tende a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, ainda mais se for acompanhado de uma dieta balanceada. Quando temos os níveis de açúcar equilibrados em nosso organismo, nosso corpo tende a ter mais energia e disposição. Além disso, tudo isso acaba evitando problemas mais sérios também, é claro.
Rica em minerais e aminoácidos
Para quem deseja melhorar sua suplementação natural de proteínas e aminoácidos, a Moringa é perfeita, pois a mesma é rica nestes componentes e certamente será uma grande aliada para manter a pele sempre saudável, bem como os tecidos.
Tudo isso é possível porque suas folhas contêm uma boa concentração de aminoácidos. Para pessoas veganas ou vegetarianas que querem suprir suas necessidades de proteína, essa pode ser uma excelente alternativa.
Além disso, alguns elementos também compõe a Moringa como, por exemplo, ferro, potássio, zinco e cálcio. Esses elementos exercem uma grande função no controle da pressão das artérias, assim como no fortalecimento dos ossos. Além desses elementos, o Magnésio também presente em sua composição ajuda na absorção de minerais pelo nosso organismo.
Ainda, a Moringa é uma excelente fonte de vitaminas, podendo nos fornecer vitaminas, A,B,C,E e K, isso sem falar nos nutrientes selênio e triptofano.
Combate ao envelhecimento
Suas folhas secas possuem benefícios imensos para nossa pele, pois seus nutrientes possuem o poder de ajudar no rejuvenescimento, tanto que as indústrias cosméticas já fazem uso de sua composição em parte de seus produtos contra marcas de expressão e rugas.
Por ser uma planta extremamente completa, seu uso também já é aproveitado no combate à desnutrição, principalmente em grande parte de países pobres da África e do Haiti.
Emagrecimento
Por conter baixo teor de gordura, a Moringa também pode ser uma grande aliada no processo de emagrecimento.
Algumas propriedades que favorecem esse fato são que planta: melhora o processo de digestão, aumenta a aceleração do metabolismo e diminui a fome. Outro ponto positivo nesse aspecto é que a Moringa Oleífera controla o nível de açúcar na corrente sanguínea.
Chá de Moringa
O chá desta erva pode ser preparado com base na infusão de suas folhas secas. As mesmas podem ser encontradas em lojas de comercialização de produtos orgânicos e naturais.
Porém, para que você conseguisse aproveitar de todos os benefícios desta erva, o chá deveria ser em grandes quantidades e em todos os dias, por isso o mais indicado é que o consumo seja feito a base de cápsulas.
Cápsulas de Moringa
Uma cápsula com extrato de concentração de Moringa pode ser até 50x mais eficaz do que as folhas feitas em chá, justamente por isso se recomenda o uso da erva via cápsulas. Outra vantagem é que a cápsula conserva melhor o extrato da Moringa, pois o mantém sempre lacrado.
Onde e como comprar a Moringa Oleífera
A recomendação é que se fique atento na hora da compra das cápsulas de extrato de Moringa Oleífera, pois devido ao grande número de marcas concorrentes nem todas podem oferecer a qualidade e as propriedades necessárias que a erva realmente possui. Apenas fique esperto.
Conclusão
Deu para entender ao certo a importância da Moringa Oleífera? Essa planta realmente traz muitas vantagens ao organismo, não é mesmo? É claro que, apesar de todas as coisas boas, o seu uso deve ser feito com cuidado e sem exageros, tudo para evitar futuros problemas. Portanto, esteja sempre muito atento.